Como trabalhar em Portugal 🇵🇹

Classificados da semana

Na semana passada falamos sobre se preparar com antecedência para o mercado internacional. Todas as assinantes da newsletter têm acesso aos e-mails anteriores. Não deixe de ler as dicas passadas. Veja aqui.

Vagas

📎 Dica de Carreira:

Durante o mês de fevereiro, vamos abordar os vistos de trabalho para os países de destino mais procurados pelas arquitetas brasileiras. Portugal é uma excelente opção para quem ainda não fala fluentemente o inglês.

O visto de trabalho para Portugal pode ser feito de duas formas:

1. Visto de procura de trabalho – Ideal para quem ainda não tem uma oferta de emprego. Esse visto permite que você permaneça em Portugal por 120 dias para buscar trabalho. Assim que conseguir uma oferta, é possível trocar esse visto facilmente por uma residência mais permanente no país.

2. Visto D1 – Se você já tem uma oferta de emprego, pode solicitar diretamente o visto D1, que garante sua permanência no país durante o período do contrato.

Você vai precisar do seu passaporte, seguro saúde, certificado de registro criminal, formulário de aplicação do visto, comprovação de recursos financeiros para permanecer no país por 3 meses ou contrato com promessa de trabalho para aplicar.

Atualmente, todos os processos de visto para Portugal são realizados pela empresa VFS Global e não pela embaixada de Portugal. O custo total do visto é em torno de R$2000, incluindo a apostilação e envio por correio dos documentos.

As empresas geralmente preferem não se envolver em processos adicionais aos que já dominam. Portanto, ao chegar à entrevista com o conhecimento sobre o tipo de visto necessário e o processo para obtê-lo, você se destaca, e a empresa se sente mais segura em prosseguir com a contratação de uma arquiteta estrangeira.

Autora: Ana Pedreira - Fundadora Cyano Carreiras

Obrigada por acompanhar a Berlina News, até semana que vem!